quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Peregrinação a Santiago de Compostela

De 10 a 16 de Setembro um grupo de onze amigos do Caminho de Santiago, da Beira Baixa e Norte Alentejano, fizeram o Caminho de Santiago, a pé, pelo caminho português.


Saímos de Arronches no domingo, dia 9, em direcção a Valença do Minho, onde pernoitámos, para iniciarmos o Caminho, na 2ª feira de manhã, depois de recebermos a bênção, a das mochilas e dos bordões, pelo sr. Padre José Maria, na Igreja de Santo Estêvão.

Pusemo-nos a caminho. Percorremos montes e vales, em terrenos pedregosos, de terra batida, de alcatrão, debaixo de latadas, ora ao sol ora à sombra.

Uns dias foram mais fáceis, outros foram mais difíceis, uns dias com albergue, outros sem ele e, num desses dias foi preciso percorrer mais uns tantos quilómetros para descansar, mas o importante é que continuávamos juntos.

Nos momentos mais difíceis tivemos a certeza que o Senhor caminhava connosco e nos estendia os braços, como que a dizer: “Não tenhas medo, não desanimes. Eu estou contigo”.

Ao nosso lado e, ao longo do Caminho, outros peregrinos íamos encontrando, que como nós carregavam as suas mochilas e nos desejávamos uns aos outros, “ Bom Caminho” como que a saudarmo-nos.

Aqui nos ofereciam uns pêssegos que nos refrescavam a garganta, ali encontrávamos uma fonte de água potável e fresca, que nos matava a sede e nos dava alento.

Cada qual fazia o Caminho a seu jeito e como podia, uns mais à frente, outros mais atrás, mas todos faziam o caminho.

O celebrar a Eucaristia, o rezar do terço, o trautear de cânticos louvando o Senhor, o cantar dos pássaros, o correr dos riachos e das fontes, as flores, as árvores, uma chuvinha miudinha que apareceu uma manhã e até os animais que encontrámos, tudo isto fez parte do Caminho.
Finalmente, estávamos em frente da Catedral, ali mesmo, junto ao Apóstolo S. Tiago. Chorámos e rimos de tanta emoção. Todos tínhamos cumprido o nosso objectivo.

Sentimos uma paz interior, uma felicidade enorme que nos inundava o coração. Tínhamos sido uns vencedores! Uma convicção que nos deu sempre um grande alento; nunca caminhámos sós - Deus esteve sempre connosco.

Obrigada Senhor pela força que sempre nos destes.

Júlia Adega

Sem comentários:

Enviar um comentário